Ambiente
Alexandra Ribeiro/Eduardo Mateus
Introdução aos fundamentos e a técnicas analíticas para análise de solos
Proporcionar aos participantes uma iniciação e atualização em conhecimentos sobre técnicas e métodos analíticos utilizados na análise de solos
Breve introdução á Análise de Solos: pH, humidade do Solo, Análise de Textura e análise de poluentes.
Técnicas de Amostragem de Solos
Técnicas e estratégias de preparação de amostras para análise de Solos.
Técnicas analíticas avançadas: Técnicas cromatográficas, Técnicas de espectrometria de massa e técnicas espectroscópicas.
Alexandra Ribeiro/Eduardo Mateus
Introdução e atualização de conhecimentos em técnicas analíticas para análise de solos
Profissionais e utilizadores da técnica.
Os candidatos têm de ter pelo menos 23 anos de idade.
Alexandra Ribeiro
Doutorada em Engenharia Ambiental pela Universidade Técnica da Dinamarca. É Professora Catedrática na Faculdade de Ciências e Tecnologia NOVA da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA), Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente. Lecciona Solos e Poluição do Solo, Técnicas de Remediação em vários programas de doutoramento, mestrado e pós-graduação, e “Técnicas de Caracterização, Monitorização e Reabilitação” no Master "Advanced Materials Innovative Recycling", um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT) Raw Materials). Entre 2016 e 2018 foi responsável, em Portugal, pela Jorney Clima-KIC (um formato reconhecido como o melhor exemplo de Inovação no Ensino Superior pela OCDE (HEInnovate)).
Tem coordenado projetos internacionais (e.g. e.THROUGH-H2020-MSCA-RISE-2017-778045, ELECTROACROSS-FP7-PEOPLE-2010-IRSES/MC-269289) e liderou ou lidera a equipa da FCT NOVA em vários outros (e.g. RELiEF-HORIZON-CL5- 2021-D2-01-01, MIREU-H2020-SC5-2017-776811, REMIX-INTERREG Europe-PGI02400, 4KET4Reuse-INTERREG Sudoe-SOE1/P1/E0253). Além disso, coordenou ou foi parceiro em outros 18 projetos de investigação nacionais. A maioria dos projetos em que participou ou participa são inter e transdisciplinares, investigando a utilização de tecnologias baseadas em tratamentos eletrocinéticos (EK/ED) e eletroquímicos no âmbito da economia circular, para aplicação na remoção de contaminantes inorgânicos e orgânicos, por exemplo: águas residuais, lamas, solos, resíduos de minas, cinzas volantes, visando a valorização dos sólidos e dos líquidos (eletrólitos), com recuperação de matérias-primas críticas, em diferentes escalas. Ultimamente tem sido estudada a exploração de hidrogénio autoproduzido pela EK, estando pendentes 2 patentes internacionais. O desenvolvimento de novas metodologias analíticas para caracterização de matrizes ambientalmente poluídas complexas e monitorização da remediação/recuperação também é um dos objetivos da sua equipa.
Supervisionou/co-supervisionou 9 Post Docs (dois deles ganharam um contrato Junior e um Auxiliary CEEC), 13 PhDs (mais 2 em curso), 35 MScs em diferentes disciplinas, tendo publicado 2 livros e mais de 115 artigos em revistas cientificas internacionais. Em abril de 2024, a plataforma Google Scholar relatou o seu impacto com índice h = 40 e índice i10 = 103.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5606-3591
Googlescholar: https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=IFfNBiQAAAAJ
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Alexandra-Ribeiro-6
Webofscience: https://www.webofscience.com/wos/author/record/B-3336-2012
Scopus: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57230861100
Eduardo Mateus
Doutorado (2009) em Ciências Ambientais e Licenciado (1991) em Química Aplicada (Biotecnologia). É investigador do CENSE - Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade e Técnico Superior do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA onde apoia projetos de investigação, investigação e ensino de graduação e pós-graduação. É também Professor Auxiliar Convidado na Escola Superior de Saúde e Ciência Egas Moniz (desde 2017) e na Faculdade de Ciências e Tecnologia NOVA (2023/2024). Os seus atuais interesses de investigação centram-se no estudo e desenvolvimento de metodologias analíticas e de preparação de amostras utilizando principalmente técnicas cromatográficas (e.g. SPE, SPME, GC, mdGC, GCxGC, HPLC e GC/MS) para serem aplicadas à caracterização de matrizes biológicas e ambientais complexas, em estudos de Ecologia Química e monitoração de processos de remediação e à análise de Compostos Orgânicos Voláteis, semioquímicos, fármacos em fluidos biológicos e poluentes ambientais. Foi cientista visitante em universidades dos EUA, Austrália, Chile, Colômbia e Itália, e investigador em diversos projetos inter e transdisciplinares internacionais e nacionais com temas abrangendo áreas como remediação ambiental utilizando tecnologias baseadas em tratamentos eletrocinéticos (EK/ED) e eletroquímicos, valorização de matrizes contaminadas e recuperação de matérias matérias-primas essenciais no contexto da economia circular, monitorização ambiental e ecologia, ecologia química e gestão integrada de pragas. Concluiu a orientação/co-orientação de 4 doutoramentos, editou 1 livro, publicou 17 capítulos de livros e cerca de 75 artigos em revistas internacionais com arbitragem por pares. Detém 2 patentes nacionais. Em março de 2024, a base de dados Scopus relatou o seu impacto com um índice h = 21 e a plataforma Google Scholar com um índice h = 25 e índice i10 = 54. Entre 2018 e o final de 2021 foi o Coordenador da área de investigação em Biorecursos e Tecnologias Verdes do CENSE, DCEA-FCT NOVA.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7397-9438
Scopus Author ID: 8639516400
ResearcherID: I-6547-2015
Scopus Author ID: 55963108800
Ciência ID: BE19-070D-98FE
Sem avaliação
Data de realização do curso: em breve
Data de candidatura: em breve
Duração do curso: 2 dia
Formato: em breve
Preço: gratuito
Vagas: em breve
Horário: em breve
Modalidade: Presencial
Número de ECTS: 1 ECTS
Contactos: Professor Eduardo Mateus (epm@fct.unl.pt) e Professora Alexandra Ribeiro (abr@fct.unl.pt)
Incrições aqui