Ciências dos Alimentos
Bruno Moreira Leite
Definição e âmbito de estudo. Introdução de conceitos básicos sobre a estrutura dos alimentos. Estudo das preparações culinárias tradicionais envolvendo uma abordagem interdisciplinar: os ingredientes, os processos culinários e os aspectos envolvidos na sua apreciação pelo consumidor. Análise dos fundamentos científicos de um conjunto de técnicas culinárias e dos passos de algumas preparações.
O curso “Fundamentos Científicos das Técnicas de Cozinha e sua Importância para Otimização de Processos” utiliza a Gastronomia Molecular como ferramenta de ensino. Essa abordagem direciona a pesquisa para os mecanismos de transformação que ocorrem durante os processos culinários, tanto na cozinha doméstica quanto na de restauração. Por meio da análise de ingredientes, técnicas e práticas culinárias tradicionais e clássicas, o conhecimento científico é aplicado para explicar práticas desenvolvidas empiricamente, possibilitando a sua compreensão e aprimoramento.
- Relação entre ciência e cozinha, apresentação dos principais intervenientes, panorama geral do trabalho realizado e resultados da transferência desse conhecimento para a prática gastronómica;
- Gastronomia Molecular: definição e âmbito de estudo;
- Introdução de conceitos básicos sobre a estrutura e composição dos alimentos;
- Discussão de ingredientes, técnicas e preparações culinárias tradicionais e clássicas, ilustrando como o conhecimento científico permite explicar práticas desenvolvidas empiricamente e otimizá-las;
- Realização de uma componente prática que complementa o trabalho teórico e o ilustra.
Bruno Moreira Leite
Doutor em Ciências dos Alimentos (NOVA FCT/Universidade de Évora), com especialização em ciência e tecnologia dos alimentos. Possui uma carreira de mais de 20 anos na área da gastronomia e da ciência alimentar. Atualmente, é professor auxiliar convidado na NOVA FCT, onde leciona 5 disciplinas e é responsável por mais 2 unidades curriculares do mestrado em Ciências Gastronómicas. Além disso, é investigador no Laboratório de Gastronomia Molecular, do qual é hoje o responsável. A sua área de investigação abrange diversos temas tais como novas fontes de alimentos para nutrição humana (algas marinhas, insectos, single cell proteins, carne cultivada, etc.), desenvolvimento de novos produtos alimentares, hidrocoloides na alimentação e gastronomia molecular.
Paulina Mata
Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e doutorada em Química Orgânica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT). Professora Auxiliar aposentada do Departamento de Química da NOVA FCT. Coordenou (2010 – 2022) o Mestrado em Ciências Gastronómicas, uma parceria da NOVA FCT e ISA-ULisboa. Autora do livro “Cozinha Modernista. História, Ingredientes e Receitas da Cozinha do Século XXI”, SENAC/Rio de Janeiro 2019 (em coautoria com G. Abrantes) e de dois livros de divulgação científica: “Aprender Ciência de forma divertida e saborosa – Sugestões de experiências para fazer em família”, Ciência Viva, 2009 (com versão em inglês), e “A Cozinha é um Laboratório”, NOVA.FCT Editorial, 2017 (em coautoria com M. Guerreiro).
Familiarizar os alunos com um novo ramo da ciência dos alimentos – a gastronomia molecular com os seus objetivos, métodos de trabalho e resultados. Dar a conhecer o trabalho dos principais investigadores nesta área. Pretende-se que os alunos integrem conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares e desenvolvam capacidades para fazer uma análise abrangente de técnicas e processos culinários a nível molecular.
Licenciados das áreas de Química, Biologia, Agronomia, Engenharia Alimentar, Saúde, Hotelaria e Restauração e Turismo. Quer recém-licenciados que pretendam complementar a formação de base, quer licenciados ou profissionais altamente qualificados que sintam necessidade de aprofundar e atualizar técnica e cientificamente os seus conhecimentos. Além disso, poderão frequentar o curso licenciados em outras áreas de formação que manifestem interesse justificado.
Sem avaliação.
Data de realização do curso: 13 a 24 de janeiro de 2025
Data de candidatura: a partir de 16/12/2025 (até 2 dias antes do início do curso)
Duração do curso: 36 h
Formato: híbrido (9 sessões x 4 h)
Preço: gratuito
Horário: 9H00 às 13H00
Modalidade: formações modulares certificadas
Número de ECTS: 4 ECTS
Contactos: Professor Bruno Leite (b.leite@fct.unl.pt) e Professora Paulina Mata (mcg.coordenador@fct.unl.pt)
Incrições aqui