26-09-2017
No dia 29 de Setembro, das 18:00 às 24:00, investigadores o Departamento de Química vão estar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) em Lisboa com várias actividades experimentais. O projecto para esta edição da Noite Europeia dos Investigadores, “SCILIFE – Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia”, tem como objectivo consciencializar os cidadãos para a influência e o grande impacto que a investigação pode ter no seu dia-a-dia, quer na resolução de diversas problemáticas, que surgem no quotidiano da nossa sociedade
Em toda a Europa, este dia é dedicado à celebração da Noite Europeia dos Investigadores - um evento onde os investigadores de diferentes áreas disciplinares partilham experiências e o seu conhecimento com o cidadão comum de várias idades, assim como, com outros investigadores, investidores e políticos.
Actividades experimentais dos investigadores do Departamento de Química:
- Cristais Líquidos no nosso dia-a-dia | LAQV-REQUIMTE
Fique a conhecer os cristais líquidos presentes em dispositivos que se usam no dia-a-dia e ouvir os investigadores a explicar como estes podem ser incorporados em polímeros. Esta é também a oportunidade de observar as aplicações desses cristais líquidos dispersos em polímeros.
Investigadores: João Sotomayor e Ana Mouquinho
- O Aroma da Ciência | UCIBIO-REQUIMTE
O cheiro da fruta boa é diferente do cheiro de fruta má, não é? Sabia que há equipamentos que conseguem cheirar os alimentos? Sabia que até as bactérias têm cheiro? E nossa respiração? Venha descobrir os narizes eletrónicos que conseguem cheirar os aromas do dia-a-dia.
Investigadores: Susana Palma, Ana Carolina Pádua e Arménio Barbosa
- Enzimas em Ação e a Cor do Sangue | UCIBIO-REQUIMTE
Nesta atividade será explicado por que o sangue venoso e arterial apresentam cores diferentes, ou seja, vai-se observar as várias cores da hemoglobina quando o oxigénio não está ligado ao cofactor (vermelho/roxo - sangue venoso) e quando está ligado (vermelho vivo - sangue arterial). Por outro lado, é também a oportunidade de compreender o papel das enzimas enquanto aceleradores de reações químicas no corpo.
Investigadores: Sofia Pauleta e Marta Carepo