21-10-2021
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para mestre, no âmbito do Projeto Se(L)ect(i)vity – “Preparação de membranas para recuperação de lítio dissolvido em águas do mar e salmouras”, (referência “PTDC/EQU-EQU/6193/2020”), (referência interna “LAQV/BI/016/2021”), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:
1. Área científica: Engenharia Química.
2. Requisitos de admissão: Serão considerados candidatos com o grau de Mestre em Engenharia Química, Materiais ou áreas afins.
Outros requisitos:
- Forte motivação para investigação;
- Excelente capacidade de trabalho e de comunicação;
- Experiência prévia em preparação de membranas é bem-vinda;
- Média mínima de mestrado: 15 valores (em 20);
- Excelentes conhecimentos de língua inglesa falada e escrita é requisito indispensável.
3. Plano de trabalho: O projecto Se(L)ect(i)vity é focado no desenvolvimento de um processo electro-membranar para recuperar o lítio presente na água do mar e/ou nas salmouras. O principal objectivo do projecto é o desenvolvimento de membranas selectivas para o lítio a serem incorporados num módulo de flow-capacitive deionization (FCDI). O principal objetivo do candidato será desenvolver/produzir diferentes membranas usando uma impressora 3D.
4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; regulamento de normas para a atribuição e gestão de bolsas aplicável a partir de 7 de junho de 2021, e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).
5. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no Laboratório dos Processos Membranares no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Doutor Sylwin Pawlowski. O candidato escolhido será inscrito num programa de doutoramento ou num curso não conferente de grau académico, de acordo com o regulamento da FCT-NOVA.
6. Duração da bolsa: O contrato de bolsa tem a duração de 12 meses, com início previsto para dezembro de 2021. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado por 12 meses.
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.104,64€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (Anexo I do Novo Regulamento) sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.
8. Métodos de seleção: O processo de seleção decorrerá em duas fases, considerando apenas os candidatos que verificarem os requisitos de admissão. A primeira fase é de análise documental e os parâmetros a utilizar são os seguintes: avaliação curricular e experiência prévia na área do projeto (50%); média integrada de licenciatura e mestrado (25%); carta de motivação (25%). Passam à segunda fase de avaliação os candidatos que obtenham uma classificação igual ou superior a 75%. Os outros candidatos são excluídos da segunda fase de avaliação. A segunda fase de avaliação consiste na realização de uma entrevista com o júri completo. A classificação final dos candidatos que realizem ambas as fases de avaliação, é obtida através da classificação ponderada das duas fases (igual ponderação, 50%, para cada fase).
9. Composição do Júri de Seleção: Doutor Sylwin Pawlowski (Presidente), Doutora Cláudia Galinha (Vogal Efetivo), Professor Doutor João Paulo Crespo (Vogal Efetivo), Doutora Carla Brazinha (Vogal Suplente) e Doutora Rosa Huertas (Vogal Suplente).
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas estão abertas até ao dia 05 de novembro de 2021.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo:
a) Carta de motivação;
b) Curriculum Vitae;
c) Carta(s) de referência;
d) Documento de identificação;
e) Certificado de habilitações e lista de disciplinas realizadas durante a licenciatura e mestrado com as classificações obtidas;
f) Outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas devem ser remetidas para o email: s.pawlowski@fct.unl.pt , indicando no Assunto “LAQV/BI/016/2021”.