29-09-2023
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto Agri-Plast – Organização da Produção e Inovação para a Redução de Plásticos Agrícolas, com a Referência PRR-C05-i03-I-000167-LA10.2, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em curso na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nas seguintes condições:
1. Área Científica: Biotecnologia.
2. Requisitos de admissão: Candidatos possuindo grau de mestre em Engenharia Bioquímica, Engenharia Química, Engenharia Biológica, Biotecnologia, Biologia, Bioquímica ou áreas afins.
Outros requisitos: Forte motivação para investigação e boa capacidade de trabalho; hábito de trabalho em grupos de investigação; experiência em técnicas de fermentação biológica; experiência em técnica de biologia molecular; experiência laboratorial nas áreas de técnicas analíticas nomeadamente HPLC, GC, cromatografia em gel; disponibilidade imediata; média mínima de mestrado: 15 valores em 20; excelentes conhecimentos de língua inglesa falada e escrita.
3. Plano de trabalhos: A cobertura de solos (mulching) por utilização de materiais de origem petroquímica enquanto estratégia de cultivo tem impacto positivo, mas o seu tempo de pós-vida representa um grave problema ambiental. Existem atualmente no mercado alternativas com base em bioplásticos produzidos a partir de recursos renováveis e/ou (bio)degradáveis. Alguns destes materiais podem sofrer biodegradabilidade em condições naturais ou necessitar de processos industriais para que a mesma ocorra. Como alternativa aos dois tipos de plásticos mais utilizados para este tipo de aplicação (polipropileno e polietileno) estes novos materiais não produzem microplásticos na sua fase de degradação, sendo facilmente incorporados na matéria orgânica constituinte dos solos.
Com vida a uma maior sustentabilidade de todo o processo e numa lógica de uma economia circular, poderão ser desenvolvidos materiais do grupo dos polihidroxialcanoatos (PHA) para o fim de desenvolvimento de filmes de mulching. Estes polímeros podem apresentar características idênticas quer ao polipropileno (PHA de cadeia curta) bem como ao polietileno (PHA de cadeia média). Como fonte de substrato carbonado serão testados resíduos de atividades agrícola/florestal/alimentar, ricos em açucares ou ácidos gordos, para a produção destes polímeros, preferencialmente recorrendo a processos de fermentação com culturas microbianas mistas. A combinação de resíduos ou subprodutos de diferentes atividades em conjunção com processos de cultura aberta permitem reduzir os custos de produção dos materiais.
4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto, Regulamento de normas para a atribuição e gestão de bolsas aplicável a partir de 7 de junho de 2021, e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).
5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor Paulo Costa Lemos
6. Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 6 meses, com início previsto para o mês de novembro de 2023. O contrato de bolsa poderá ser, eventualmente, renovado até ao limite de execução do projecto (máximo 24 meses).
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.199.64€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País, sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária. Caso o bolseiro queira, haverá lugar ao pagamento do seguro social voluntário cujas contribuições serão cobertas pelo projeto.
8. Métodos de seleção: Para os candidatos admitidos a concurso, a seleção poderá ocorrer em duas fases. Numa primeira fase será realizada uma análise curricular (experiência laboratorial na área (50%); publicações e comunicações (30%) e média de licenciatura e mestrado (20%)). Após análise curricular, se for considerado necessário pelo júri, haverá uma entrevista aos candidatos com o perfil mais adequado à natureza das tarefas a desempenhar, sendo a sua valoração de 40%, passando a análise curricular a valer 60% da nota final. Todos estes critérios são avaliados numa escala de 0 a 20 valores.
9. Composição do Júri de Seleção:
Presidente do Júri: Professor Doutor Paulo Lemos;
Vogais Efetivos: Professora Doutora Alice Pereira, Doutora Carla Portugal;
Vogais Suplentes: Professora Doutora Teresa Casimiro, Doutora Carla Brazinha.
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto de 2 a 16 de outubro de 2023.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de e-mail para o Professor Doutor Paulo Lemos (E-mail: paulo.lemos@fct.unl.pt), mencionando a referência da bolsa “PRR-Agri-Plast-QM1” no assunto do e-mail.
A candidatura deve consistir num único ficheiro PDF, incluindo:
a) Carta de motivação;
b) Curriculum vitae detalhado (indicando endereço de email e contacto telefónico);
c) Documentos comprovativos dos graus académicos obtidos e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;
d) Cartas de referência e contactos (mínimo 2);
e) Declaração de honra atestando o compromisso de inscrição num doutoramento ou num curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, caso venha a ser selecionado(a) no concurso e aceite a bolsa que lhe for atribuída.
Nota: Para os graus académicos conferidos por instituição de ensino superior estrangeira é obrigatória a apresentação do registo do reconhecimento do grau académico e da conversão de classificação final para a escala portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro), ou em alternativa, a obtenção de equivalência/ reconhecimento dos graus académicos (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).