13-11-2023
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do Projeto “Rumo a uma economia circular para refrigerantes: nova abordagem híbrida para reciclar seletivamente gases fluorados” (referência interna “LAQV/BI/07/2023”), financiado através do programa LIFE da União Europeia ao abrigo do projeto LIFE20 CCM/ES/001748.
1. Área científica: Ciências e Engenharia do Ambiente.
2. Requisitos de admissão: O candidato deve possuir o grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil Engenharia de Sistemas Ambientais, com média igual ou superior a 15 valores, e estar inscrito num Programa Doutoral em Ambiente e Sustentabilidade, com plano de tese relacionado com equipamentos elétricos e eletrónicos.
Outros requisitos necessários: Ter experiência e conhecimentos sobre a gestão de fluxos específicos de resíduos.
Outros requisitos preferenciais: Motivação para investigação científica, boa capacidade de trabalho, bons conhecimentos de língua inglesa, e disponibilidade imediata.
Para os graus académicos conferidos por instituição de ensino superior estrangeira é obrigatória a apresentação do registo do reconhecimento do grau académico e da conversão de classificação final para a escala portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.o 341/2007, de 12 de outubro), ou em alternativa, a obtenção de equivalência/ reconhecimento dos graus académicos (processo regulado pelo Decreto-Lei n.o 283/83, de 21 de junho), e documento comprovativo de residência permanente e habitual em Portugal, caso o candidato seja cidadão estrangeiro.
3. Plano de trabalhos: O projeto tem como objetivo desenvolver e implementar Tecnologias Facilitadoras Essenciais usando adsorventes eficientes para recuperar gases fluorados utilizados em equipamentos de refrigeração e ar condicionado, reduzindo as suas emissões. O candidato deverá apoiar a equipa nas tarefas relacionadas com a avaliação de impacto social.
4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento Bolsas de Investigação da FCT, I.P, Regulamento no 234/2012, alterado por último pelo Regulamento no 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015, e pelo Regulamento nº 137-A/2018, publicado na II Série do Diário da República de 27 de fevereiro de 2018; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).
5. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no âmbito do MARE NOVA do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Professora Graça Martinho e da Professora Lia Vasconcelos.
6. Duração da bolsa: O contrato de bolsa tem a duração de 7 meses, com início previsto para dezembro de 2023. O contrato de bolsa poderá ser, eventualmente, renovado dentro da vigência do projeto.
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.199.64 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (Anexo I do Novo Regulamento) sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária. Caso o bolseiro queira, haverá lugar ao pagamento do seguro social voluntário.
8. Métodos de seleção: Avaliação curricular e experiência prévia na área de investigação requisitada, com a valoração de 40% e 60% respetivamente. O júri pode, caso entenda necessário, convocar os candidatos para uma entrevista, sendo neste caso, atribuída a valoração de 25% à avaliação curricular, de 25% à experiência prévia na área de investigação requisitada, e de 50% à entrevista. Os candidatos que não cumpram todos os requisitos enumerados serão excluídos do concurso.
9. Composição do Júri de Seleção: Doutora Graça Martinho (Presidente), Doutora Lia Vasconcelos (1ª Vogal Efetiva), Doutor Mário Ramos (2º Vogal Efetivo), Prof. Doutora Ana Pereiro (1ª Vogal Suplente), Doutor João Araújo (2º Vogal Suplente).
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio eletrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às atas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projeto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio eletrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso está aberto no período de 14 a 27 de novembro de 2023.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único em formato PDF contendo carta de motivação, Curriculum Vitae detalhado, certificado de habilitações, e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas devem ser remetidas para o email mgm@fct.unl.pt (Doutora Graça Martinho), indicando no assunto “LAQV/BI/07/2023”.