Faculdade

Notícias

Estudantes do Departamento de Química da NOVA FCT recebem bolsas “Novos Talentos” da Gulbenkian

30-07-2024

Tatiana Santos Dionisio, Maria Moniz Pinto e Joana José Arraia, estudantes do Departamento de Química da NOVA FCT, seus respetivos tutores e docentes da NOVA FCT, Isabel Esteves e Isabel Coelhoso, investigadoras do LAQV-REQUIMTE, e Carlos Salgueiro, investigador da UCIBIO, estiveram presentes no 2º retiro científico do Programa Bolsas Gulbenkian Novos Talentos 2023, no que respeita às atividades da área da Química, que decorreu, nos dias 13 e 14 de julho, nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). O evento iniciou-se com um jantar de abertura no dia 12 de julho.

O 2º retiro científico encerrou as apresentações de trabalhos feitos pelos bolseiros, sendo que terminarão com a entrega de um artigo à FCG de encerramento do trabalho com os seus tutores e programa em setembro.

As estudantes de mestrado e de licenciatura foram distinguidas com as bolsas do Programa Novos Talentos da Gulbenkian 2023, com a especificidade de terem um desempenho excepcional nas classificações das disciplinas realizadas no ensino superior, tendo obtido média igual ou superior a 17 valores.

Experiências enriquecedoras

“A oportunidade de ter recebido esta bolsa proporcionou-me experiências bastante enriquecedoras, como estabelecer contacto com outras pessoas de outras áreas, desenvolver a minha capacidade de apresentação em público e discussão de trabalhos. Os retiros foram a parte que mais me marcou por serem momentos de partilha de ideias em que todos participávamos, é interessante quando pessoas da mesma área conseguem trabalhar em projetos tão diferentes que no fim têm um ponto comum entre todos, a Química. Quando me candidatei nunca achei que viesse a ser selecionada, mas fui e foi uma das maiores surpresas e conquistas da minha ainda breve carreira profissional. Ter a oportunidade de desenvolver este projeto de investigação em conjunto com o meu tutor foi sem dúvida muito importante e contribuiu para o meu desenvolvimento profissional”, revela Joana Arraia, estudante de Licenciatura em Bioquímica e bolseira Novos Talentos na área da Química.

Joana comenta que conseguiu fazer uma boa gestão de tempo por ter conciliado o projeto final de licenciatura com a investigação para a Bolsa. “Agradeço imenso ao meu tutor Carlos Salgueiro e à Fundação Calouste Gulbenkian por me ter proporcionado esta oportunidade”.

  "No meu caso, candidatei-me em setembro de 2023 e, em outubro do mesmo ano, fui contactada com a excelente notícia de que tinha sido selecionada para o programa de Bolsas Novos Talentos. Esta bolsa oferece a oportunidade de realizar investigação ao longo de um ano, bem como participar em atividades de enriquecimento académico. A bolsa abrange diferentes áreas, tais como química, física, biologia, matemática, artes, humanidades e ciências sociais, proporcionando um alargamento dos horizontes em variados temas”, expôs Tatiana Dionísio, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Química e Bioquímica e bolseira Novos Talentos na área da Química.

Relativamente ao processo da Bolsa Novos Talentos da Gulbenkian, Tatiana conta que inicialmente realizou um trabalho de pesquisa bibliográfica e, posteriormente, esteve no laboratório desde janeiro até julho. “Finalmente, em setembro, entregarei um artigo final com os resultados do estudo”.

“Graças à bolsa, consegui realizar um curso de inglês, participar numa conferência onde apresentei um poster e ainda tenho o objetivo futuro de publicar um artigo com parte da investigação realizada no âmbito desta bolsa. Adorei a experiência, não só por alargar os meus conhecimentos em diversas áreas, mas também por perceber se a investigação é o caminho que pretendo seguir no futuro. Tive também a oportunidade de contactar com muitas pessoas excecionais, que contribuíram significativamente para moldar o meu percurso académico e pessoal.", declara Tatiana.  

Para Maria Pinto, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Química e Bioquímica e bolseira Gulbenkian Novos Talentos na área da Química, a curiosidade outrora despertada nas aulas de laboratório dos três primeiros anos do Mestrado incentivou-a a candidatar-se ao programa Bolsas Gulbenkian Novos Talentos na área da Química. “Ao escrever a carta de motivação, reconheci ainda não estar ciente de um tema específico para explorar e tal não me impediu de ser selecionada. Este programa de estímulo à investigação envolve comissões científicas e tutores, uma rede que acompanha os bolseiros nas diversas fases do projeto em desenvolvimento. A participação em webinars, workshops, retiros científicos, momentos de networking e atividades de enriquecimento financiadas, representou para mim a oportunidade única de potenciar conhecimentos previamente adquiridos e de me capacitar com novas ferramentas!”, afirma Maria.

“Expresso o meu agradecimento à Fundação Calouste Gulbenkian pela experiência, às professoras Isabel Coelhoso e Luísa Ferreira, ao doutor Ricardo Chagas e à aluna de doutoramento Diana Gago pela inspiração e orientação cruciais ao longo deste percurso. Por fim, uma palavra de incentivo a todos os alunos da FCT NOVA que desejam aliar ao percurso académico a iniciação à investigação: candidatem-se à próxima edição!”, acrescenta Maria Pinto.

Bolsas Novos Talentos

O Programa Bolsas Gulbenkian Novos Talentos tem como objetivo detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais e estimular a iniciação à investigação nas áreas de ciência básica: biologia, física, matemática e química, bem como em qualquer área das humanidades, das artes e das ciências sociais.

As bolsas incluem ainda um programa imersivo de enriquecimento de talento, com tutorias e acompanhamento por uma Comissão Científica, criando, desta forma, uma oportunidade de transformação de um talento potencial num desempenho excecional e inovador.