Inorganic & Bioinorganic Chemistry Conference | 2024 IBiCC discutiu Química Inorgânica e Bioinorgânica na Reitoria da NOVA

17-06-2024

Luisa Maia do (Bio)Chemistry & OMICS Group foi a Chair da conferência Inorganic & Bioinorganic Chemistry | 2024 IBiCC (https://2024ibicc.events.chemistry.pt), que decorreu na Reitoria da NOVA, Lisboa, de 16 a 18 de maio.

A #2024IBiCC teve como objetivo proporcionar um fórum para discutir todos os tópicos de Química Inorgânica e Bioinorgânica, particularmente aqueles na fronteira com a Catálise, Energia, Materiais, Nanotecnologia, Biologia e Medicina. Os desafios que a humanidade enfrenta atualmente exigem discussões conjuntas activas e a #2024IBiCC promoveu a colaboração e o intercâmbio científico num ambiente estimulante, cientificamente gratificante e amigável.

A conferência contou com 46 comunicações orais (4 Plenárias, 12 Keynotes, 18 Invited Lectures e 12 Comunicações Orais) e 59 posters. Com 120 participantes, a #2024IBiCC contou com a presença de vários cientistas de renome internacional, incluindo o Professor Javier Garcia Martinez (ex-Presidente da IUPAC), Robert Hausinger (Michigan State University, EUA), Professora Emma Gallo (Università degli Studi di Milano, Itália), entre vários outros.

Os membros do LAQV-REQUIMTE marcaram presença em grande número. Os Professores Luis Branco, Carlos Lodeiro e Maria C. Rangel apresentaram Keynotes e os Investigadores Salete Balula e Vitor Rosa apresentaram Invited Lectures; a jovem investigadora Clara Rodrigues Pereira apresentou uma Comunicação Oral. Estiveram ainda presentes os Professores Baltazar de Castro, diretor do LAQV; Cristina Freire, José Moura e Jorge Parola. Vários estudantes e membros séniores do LAQV marcaram presença com posters. Para além da Presidente, Luisa Maia, a organização da conferência contou ainda com a Investigadora Clara Gomes e vários alunos do LAQV (André Amador, Agnese Bertinelli, Navendu Paul e Luis Pereira).

Para além das comunicações Plenárias e Keynotes de excelência, a atribuição do Prémio Alberto Romão Dias à Professora Isabel Moura foi outro dos momentos de destaque da conferência.