14-11-2024
O Professor Nuno Lapa e as Investigadoras Doutora Inês Matos e Doutora Márcia Ventura, do Departamento de Química, da NOVA FCT, venceram a 3ª edição do Prémio de Inovação Pedagógica da NOVA, promovido pela Reitoria da NOVA.
O projeto pedagógico intitulado “Can the Flipped-Classroom Methodology Make the Bioenergy Teaching & Learning Processes More Engaging?” foi desenvolvido e aplicado na edição de 2023/2024 da unidade curricular (UC) de Bioenergia, do Mestrado em Engenharia das Energias Renováveis.
Este projeto pedagógico envolveu a inversão do método de ensino-aprendizagem ao longo das 13 semanas em que decorreu a UC de Bioenergia. Nesta metodologia de “sala de aula invertida”, os estudantes foram convidados a participar em 11 e-atividades diferentes de preparação da aula seguinte.
O método, baseado num sistema misto presencial e online, foi suportado pela utilização de diferentes plataformas, mas todas centradas na plataforma Moodle@FCT.
O sucesso deste método foi avaliado por um elevado número de competências adquiridas pelos estudantes (em dois testes individuais), por uma melhoria da média e da mediana da turma e por uma maior satisfação dos estudantes com o método de ensino-aprendizagem, avaliada pelos inquéritos do CLIP.
O Prémio, constituído por uma bolsa de inovação pedagógica, foi entregue pelo Sr. Reitor Professor João Sàágua e pelo Sr. Vice-Reitor Professor João Amaro de Matos no dia 12-novembro-2024, nas celebrações do Dia da NOVA.