31-08-2021
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para mestre, no âmbito do Projeto Se(L)ect(i)vity – “Preparação de membranas para recuperação de lítio dissolvido em águas do mar e salmouras”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, (referência interna “LAQV/BI/011/2021”), nas seguintes condições:
1. Área científica: Engenharia Química.
2. Requisitos de admissão: Serão considerados candidatos com o grau de Mestre em Engenharia Química, Materiais ou áreas afins. Após a aceitação, o candidato escolhido terá obrigatoriamente de se inscrever num programa de doutoramento ou num curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo da FCT-NOVA. Deve o documento comprovativo de inscrição ser apresentado, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso, ser substituído por declaração de honra.
Outros requisitos:
- Forte motivação para investigação;
- Excelente capacidade de trabalho e de comunicação;
- Média mínima de mestrado: 15 valores (em 20);
- Excelentes conhecimentos de língua inglesa falada e escrita é requisito indispensável.
3. Plano de trabalho: O projecto Se(L)ect(i)vity é focado no desenvolvimento de um processo electro-membranar para recuperar o lítio presente na água do mar e/ou nas salmouras. O principal objectivo do projecto é o desenvolvimento de membranas selectivas para o lítio a serem incorporados num módulo de flow-capacitive deionization (FCDI). O principal objetivo do candidato será desenvolver/produzir diferentes membranas usando uma impressora 3D.
4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto, Regulamento de normas para a atribuição e gestão de bolsas aplicável a partir de 7 de junho de 2021, e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).
5. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no Laboratório dos Processos Membranares no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Doutor Sylwin Pawlowski.
6. Duração da bolsa: O contrato de bolsa tem a duração de 6 meses, com início previsto para outubro de 2021. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado até ao máximo de 12 meses.
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.104,64€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (Anexo I do Novo Regulamento) sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.
8. Métodos de seleção: O processo de seleção decorrerá em duas fases, considerando apenas os candidatos que verificarem os requisitos de admissão. A primeira fase é de análise documental e os parâmetros a utilizar são os seguintes: avaliação curricular e experiência prévia na área do projeto (50%); média integrada de licenciatura e mestrado (25%); carta de motivação (25%). Passam para a segunda fase de avaliação os candidatos que obtenham uma classificação igual ou superior a 75%. Os outros candidatos são excluídos da segunda fase de avaliação. A segunda fase de avaliação consiste na realização de uma entrevista com o júri completo. A classificação final dos candidatos que realizem ambas as fases de avaliação, é obtida através da classificação ponderada das duas fases (igual ponderação, 50%, para cada fase).
9. Composição do Júri de Seleção: Doutor Sylwin Pawlowski (Presidente), Doutora Rosa Huertas (Vogal Efetivo), Professor Doutor João Paulo Crespo (Vogal Efetivo), Doutora Cláudia Galinha (Vogal Suplente) e Doutora Carla Brazinha (Vogal Suplente).
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas estão abertas até ao dia 14 de setembro de 2021
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo carta de motivação, Curriculum Vitae, carta(s) de referência, documento de identificação, certificado de habilitações, lista de disciplinas realizadas durante a licenciatura e mestrado com as classificações obtidas e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas devem ser remetidas para o email: s.pawlowski@fct.unl.pt , indicando no Assunto “Concurso de bolsa com a Ref.ª “LAQV/BI/011/2021”.