10-09-2021
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de iniciação à investigação com a referência “FCT-NOVA/ESSECO/BII/01/2021”, no âmbito do protocolo com a ESSECO, nas seguintes condições:
1. Área Científica: Química.
2. Categoria/perfil dos destinatários
Requisitos obrigatórios: Os candidatos devem ser estudantes de licenciatura ou mestrado, inscritos no ano letivo 2020/2021, com matrícula ativa e situação regularizada.
As BII apenas podem ser atribuídas a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de um ano nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.
3. Plano de trabalhos: O plano de trabalho inclui o desenvolvimento de um projeto de investigação no âmbito da dissolução e funcionalização de celulose dissolvida:
4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Normas para Atribuição e Gestão de Bolsas de Investigação aplicáveis a partir de 07 de junho de 2021; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).
5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos laboratórios do Departamento de Química da FCT NOVA sob a orientação científica da Professora Doutora Luísa Ferreira.
6. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 1 mês, com início previsto para outubro 2021.
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 446,12, tendo por referência a tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País, sendo o pagamento efetuado por transferência bancária.
8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação Curricular (60%), experiência na área requisitada (30%) e carta de motivação (10%).
9. Composição do Júri de Seleção:
Presidente do Júri: Professora Doutora Luísa Pinto Ferreira;
Vogais efetivos: Professora Doutora Paula Cristina Branco e Professora Doutora Ana Maria Lourenço;
Vogais suplentes: Professora Doutora Maria Manuel Marques e Professor Doutor João Aires de Sousa.
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data-limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto até 24 de setembro de 2021.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Carta de Candidatura, Curriculum Vitae, certificado de habilitações ou média curricular (no caso de alunos de Licenciatura e de Mestrado), carta de motivação onde deve ser indicado explicitamente o projeto científico a que se candidata e outros documentos comprovativos considerados relevantes, nomeadamente o comprovativo de inscrição no ano letivo em curso;
Caso não estejam inscritos, à data da candidatura, em licenciatura ou mestrado, os candidatos devem apresentar declaração de honra na qual confirmem serem elegíveis para inscrição numa daquelas ofertas formativas.
As candidaturas devem ser remetidas por correio eletrónico para Luísa Pinto Ferreira, lpf@fct.unl.pt indicando no assunto “Candidatura bolsa ESSECO”.
Documentação a fornecer em sede de contratualização: Comprovativos de inscrição em ciclo de estudos como licenciatura, ou mestrado.